sábado, 18 de dezembro de 2010

Impressões de um bissauense no Brasil

Estudante bissauense de Comunicação na UFRJ levanta diferenças culturais do Brasil com seu país, em entrevista a Revista Magazine. Choca-se com um possível "adestramento" do negro brasileiro em não ver preconceito.
Esta declaração é mais um aspecto interessante a ser estudado na discussão das influências africanas no Brasil. Será que temos identidade racial no Brasil? E no caso da negativa, sabemos que essa não-identidade tem a ver com uma lógica de opressão da cultura popular e de "pela-saquismo" do estrangeiro. Sob esta relação nosso país tomou forma. Que rumo temos de seguir?
Gostaria de repassar a íntegra da entrevista, mas a Globo proibiu meu "ctrl + c, ctrl + v", está muito preocupada com os Direitos Autorais. Melhor assim, de repente me livrei de ser processado! Mas não vou me abster de passar o link da entrevista. A reportagem é de Leonardo Cazes:
http://oglobo.globo.com/megazine/mat/2010/12/13/africano-que-estuda-na-ufrj-critica-negro-brasileiro-adestrado-para-nao-ver-preconceito-923264629.asp

2 comentários:

  1. O cara descobriu o Brasil! Ele é um Gênio! Também, estudando num lugar igual a Malhação... Fico com pena dele que os amigos do curso de comunicação não convidem ele pra ir na casa deles, nas festas da zona sul, coitadinho. Pelo menos a favela é legal, o povo tem senso de comunidade e tal... Daki a um tempo ele vai descobrir que o globo é um veículo revolucionário de comunicação, afinal deu espaço pra ele poder se revoltar neh...

    ResponderExcluir
  2. Pô brunão... ele se liga na globo desde de Guiné. Mas eu mesmo fiquei assustado com o tipo de assunto e aprofundidade que deixaram ele falar. O Lenine certamente soube o que falar, deixarm e publicarm. Pena que pouca gente tem ou teve acesso a isso.

    ResponderExcluir