sexta-feira, 25 de março de 2011

Mao Tse-Tung (2) : A particulariedade da contradição e o aspecto principal da contradição



Mao Tsé-Tung
No nosso primeiro artigo ressaltamos a grande contribuição de Mao Tse-Tung na interpretação do caráter universal da contradição, noção ímplícita no pensamento de Marx. Neste, vamos abordar o outro aspecto da contradição apontado por ele. A sua particulariedade.

Por Allysson Lemos

No mesmo texto, "Sobre a Prática e a Contradição", o autor segue seu exercício de dissecar o materialismo histórico e dialético nos trazendo a questão da particulariedade da contradição. Em seu entender, a contradição é universal do ponto de vista metodológico, ou seja, ela é um parâmetro universal de entendimento da realidade, tudo é formado de um "aspecto principal" e seu antagônico. Mas ao mesmo tempo, cada coisa contém sua particulariedade, sua essência. Ou seja, muitas são as contradições, e elas não são iguais em tipo, origem nem em elementos fundantes.
A beleza deste entendimento está em perceber que o processo histórico não é nem linear, nem inexorável. Um sistema político, um modo de produção é a síntese de todas essas contradições, ao mesmo tempo que estas têm sua dinâmica própria.
Levando teoria à prática, Mao Tse-Tung descreve como na conjuntura chinesa estavam presentes a contradição entre a China colonial e as elites inglesas, ao mesmo tempo que estavam em contradição proletariado e burguesia chineses e ao mesmo tempo os trabalhadores rurais protagonizavam outra contradição. O resultado desta equação definirá o modo de produção chinês. Mas como descreve Mao, isto não é um fim em si mesmo, achar que o é significa estar pregado aos dogmas, que são contrários à visão dialética.
Saber definir a ação política é entender todas as contradições. E fazê-lo significa entender os aspectos antagônicos de cada contradição. Como ele define, há sempre um aspecto dominante, o "aspecto principal" da contradição e seu opositor. Desta forma, o capitalismo não é a burguesia, mas a dominação do proletariado pela burguesia. Assim, a burguesia é o aspecto dominante da contradição, enquanto o proletariado, que surge a partir da atividade burguesa, é sua negação. Para Mao, os dois aspectos da contradição estão sempre em disputa pela dominância, e a efetuação dessa síntese é o processo revolucionário. 

2 comentários:

  1. Apesar de o texto ser breve, ele aborda os principais elementos do livro de Mao Tse-Tung, sobre a prática da política e o reconhecimento da contradição de forma bem sintética e objetiva. Parabéns camarada Allysson!

    ResponderExcluir