sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A prisão de Kit Dotcom : A indignação de John Silver

Prisão do dono da Megaupload
O Sinal preto vem por meio deste manifestar inteiro repúdio à prisão de Kim Schmitz, conhecido como Kit Dotcom, fundador do sítio Megaupload, efetuada pela polícia neo-zelandesa em ação coordenada pelo FBI. O sítio é conhecido por disponibilizar filmes para download.

Esta perseguição que existe ao compartilhamento de filmes, vídeos, músicas na Internet se baseia numa concepção do que são os direitos autorais, no qual os artistas teriam direitos sobre a reprodução e, principalmente o lucro por suas obras. O problema é que, além de atribuir direito de propriedade ao conhecimento e a arte, que sem dúvida não são produtos de gênios mas sim fruto das apropriações que o Homem faz da sociedade e natureza ao seu redor, as leis dos direitos autorais são um obstáculo na democratização do acesso à arte e ao conhecimento. Sempre em tempo, nosso amigo pirata me mandou mais um de seus ácidos emails manifestando a sua indignação.

"Caro Marujo,

Sei que há muito lhe devo notícias para, assim de supetão, pedir para que o amigo publique essa minha humilde opinião sobre os fatos recentes. Cão Preto, aquele carniceiro sujo, segue contando as histórias de modo a valorizar-se. Em breve tratarei dos detalhes de minha fuga e do meu novo imediato no navio, Tony Alabama, o Frog.
Mas ao mesmo tempo sei que você, justo como é, estará de acordo em fazer algo contra a prisão deste pirata contemporâneo, cujo navio é o seu teclado e o mar que navega são as páginas virtuais que invadem as casas de milhares de famílias no mundo.Estão dados a esse tipo de coisa agora, esses guardas do Novo Mundo. Perseguir piratas tornou-se sua diversão predileta: primeiro eu, agora o Kit Dotcom. Ah, mas eu lhes dei uma bela lição! Enquanto procuravam tubarão em copo d'água, eu levantei âncora e os deixei de calças curtas comendo bacon! Tenho certeza que com o Kit não será diferente.
Mas o que mais me incomoda nessa história toda é a sede de lucro destes grandes mandalhões da arte. Houve o tempo em que eu viajava por aí, via grandes músicos em apresentações humildes para o público comum, que eram próximos da gente simples. Isso me agradou inclusive em terras suas, quando vi atrás de uma oficina de oráculos uma bela apresentação de jazz, que atraía boa parte do povão das redondezas.
Mas voltando à vaca fria, em nome dos tais direitos autorais, esses donos da cultura mandaram prender o cara do Megaupload? Qual é o seu crime? Levar a cultura ao povão. Que coisa lamentável. Ainda é chamado de pirata, este cidadão! Quem dera nos meus tempos os piratas terem sentimentos tão notáveis! Um Robin Hood dos novos dias...
Esses chefões sequer entendem que, um tipo de serviço como esse sequer significa um prejuízo aos seus cofres, mas a criação de novos hábitos em pequenas mentes que querem ser grandes, mas que com certeza não teriam o ouro necessário para pagá-las! São verdadeiros espíritos de porco, ou "PIG Spirits" para usar o termo que gostam vocês blogueiros.

Feliz Ano Novo,
John Silver"

Nenhum comentário:

Postar um comentário