domingo, 15 de janeiro de 2012

Nota de repúdio da UJS ao aumento das tarifas no transporte público no estado do Rio de Janeiro

As prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói acabam de oferecer mais um belo presente para seus moradores: a partir desta segunda-feira os ônibus das duas cidades passaram a operar com a tarifa de R$ 2,75. O aumento foi de 10%, quase o dobro da inflação em 2011 que ficou em 6,3%.
Na opinião da União da Juventude Socialista estes aumentos são absurdos por quatro motivos especiais: (1) foi maior que a inflação em 2011; (2) não resultou em aumento salarial para motoristas e cobradores; (3) não veio junto com a aprovação do Passe Livre irrestrito para secundaristas e ampliação da Meia Passagem para universitários; (4) não significou melhora na qualidade do transporte.
Há também de nos lembrarmos do estressante trabalho a que são submetidos os profissionais que exercem a tarefa de motorista e cobrador ao mesmo tempo como forma de reduzir os custos da empresa. Na sanha de aumentar seus lucros, os empresários pouco se importam com a segurança do usuário e o bem estar de seu empregado.
No fim do ano passado a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro já havia aprovado o aumento na tarifa das Barcas que ligam Rio de Janeiro e Niterói. Naquele momento a UJS esteve na ALERJ e nas Barcas para manifestar-se junto com a população contra o ataque aos moradores de nosso estado.
Desta vez a ofensiva parte das prefeituras dos dois municípios. A UJS manifesta seu repúdio à decisão dos prefeitos Eduardo Paes e Jorge Roberto Silveira e apresenta-se na trincheira popular contra estes aumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário