sábado, 16 de novembro de 2013

Reflexões sobre o "Mensalão"

Não estou entre aqueles que estão arrancando os cabelos, ansioso, com as eleições de 2014. Não tenho medo de Aécio Neves, Marina da Silva nem de nenhum outro fantoche que as elites brasileiras pretendam forjar daqui até lá, pois confio que os partidos de esquerda de fato ganharam prestígio frente ao povo, que viu sua vida melhorar. O que me preocupa, para ser sincero, é a fetichização da política que a grande mídia vem construindo há algum tempo.
Digo isto porque, na minha humilde opinião, a discussão que se promove em torno de José Dirceu, Genoíno, os réus do "mensalão" e o PT se justifica exclusivamente por isso. Eu não acredito nos valores liberais de neutralidade, seja da imprensa, da Justiça, de quem for. Parece-me, ao contrário, que há só interesse neste caso. Não fosse assim já teríamos visto o ex-governador de SP, José Serra, sentado no banco dos réus a responder pelo escândalo do metrô, viríamos o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso respondendo pelos absurdos cometidos nas privatizações das estatais que aconteceram em seu governo. E veríamos tudo isto noticiado no Jornal Nacional, diariamente e com ênfase no papel repugnante que o PSDB, maior partido da direita no Brasil, tem nisso tudo.
Penso que tudo isto serve não ao olhar pragmático das eleições de 2014, pois como tática eleitoral já falhou várias vezes. O que há, na verdade, é uma construção subjetiva de que a política é para os safados. Assim, você cidadão de bem, trabalhador honesto, jovem com futuro, não deve se meter nesses assuntos, não deve se "sujar". Assim será retratada a estadia do PT na presidência da República nos livros de História. E assim farão com que os jovens acreditem que políticos são todos iguais, que não existe esquerda e direita.
Mas os políticos não são todos iguais, quanto a isso não há dúvidas. José Dirceu não é sequer semelhante a José Serra, ou a Paulo Maluf, ou a tantos outros. Ainda que seja condenado, não será igual a eles. Inclusive porque, reafirmo, o que está em jogo não é a condenação dele, pois a isso ele dá grandes demonstrações de não temer, já enfrentou prisão bem pior que essa. O que está em jogo é queimar uma História de lutas da esquerda. Esquerda essa que enfrentou a Ditadura Militar, que resistiu ao Neoliberalismo, sempre marchando ao lado do povo, e que chegando ao poder, fez mudar sua vida.
O PT não resolveu e nem resolverá, penso, todos os problemas do Brasil. Acho até que não se propõe a isso, uma vez que a conciliação de interesses norteia suas ações. Mas todas as conquistas até aqui devem ser louvadas, que sem a participação popular não seriam alcançadas. Parabéns ao Genoíno, Lula, Dilma! Parabéns Brizola, Miguel Arraes, Luís Carlos Prestes, Carlos Marighella, Jango, João Amazonas! Parabéns Zé Dirceu, parabéns PT! Seguimos em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário