domingo, 26 de dezembro de 2010

Ritchie Blackmore

Esta é uma pequena homenagem a este grande guitarrista, fundador do Deep Purple. Ritchie Blackmore, apesar de não ser conhecido do grande público hoje em dia, é um daqueles inesquecíveis guitarristas revelados na década de 70. Com base na música clássica, Blackmore é dono de vasto conhecimento musical e é inspiração para guitarristas famosos até hoje, como é o caso do badalado Yngwie Malmsteen.

Formação mais famosa
do Deep Purple,
 com Blackmore à frente.
Atrás, da esquerda para a
direita:John Lord (órgão),
Roger Glover(baixo),
 Ian Paice( Bateria),
 Ian Gillan (vocalista)
Conhecido por seu temperamento difícil, o guitarrista montou e desmontou bandas ao longo de sua trajetória no mundo da música, e, por conta disso, é responsável também por grandes revelações para o meio, como é o caso do vocalista que veio a ser mais conhecido no Whitesnake, David Coverdale.
Não seria exagero dizer que o trabalho desenvolvido por ele e seus companheiros no Deep Purple viria a desenvolver o gênero do rock mais comum nos anos 70, o Hard Rock, e em fase posterior da banda surgiriam músicas que mais pareciam embriões do Heavy Metal, com andamentos mais acelerados e fraseados mais complexos, como seria o caso de Burn ou Stormbringer. Seus riffs curtos e poderosos atravessariam gerações, como é o caso de "Smoke on the Water", e seu solo empolgante e ao mesmo tempo virtuoso de "Highway Star" seria eleito um dos melhores solos de guitarra da história.
Ritchie Blackmore e
 Candice Night
Além do belíssimo trabalho no Deep Purple, Blackmore esteve a frente do Rainbow e hoje, mais afastado do rock and roll, tem uma banda de sons medievais com sua esposa Candice Night, chamada Blackmore`s Night.






Abaixo, um vídeo de uma das primeiras execuções de "Highway Star". Anunciada por Gilan como "new song", Highway Star viria se tornar um dos grandes clássicos do rock:

Nenhum comentário:

Postar um comentário