domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Trilogia Bourne




Por Allysson Lemos


Quem não viu os três filmes "A Identidade Bourne", "A Supremacia Bourne" e o "Ultimato Bourne" não sabe o que está perdendo. Suspense estadunidense típico, com carros andando na contramão, subindo escadas, tiro, lutas e ação o tempo inteiro com uma trama a se desenrolar, a trilogia é um verdadeiro quebra-cabeça e prende a atenção do espectador. Além disso, os filmes nos abrem a possibilidade de diversas reflexões, à medida que Jason Bourne vai descobrindo o seu passado esquecido, de forma que se a trilogia tivesse um nome, seria a do primeiro filme: "A Identidade Bourne".
Quem é Jason Bourne? Esta é a pergunta. Suas incríveis habilidades de luta, fuga, percepção espacial e a constante perseguição que sofre já o levam a sérios questionamentos. Quando se descobre um assassino da CIA, o personagem de Matt Damon entra numa grande autocrítica moral.
Mas a pergunta é: por quê? Por que um convicto assassino da CIA, treinado para servir os interesses norteamericanos, ao perder a memória viria a questionar isso tudo? O espectador poderia imaginar que a condição de bom ou mau é uma questão de circunstâncias. O fato é que Jason tem uma mudança de perspectiva com a perda da memória e segue em busca de seu passado.
Com a morte de sua companheira no segundo filme, Jason pára de fugir e vai atrás dos podres da CIA que revelarão sua vida e sua atual condição de perseguido. Descobre os assassinatos que executou e vai trilhando o caminho até chegar ao projeto que participou que lhe causou a amnésia. Bourne, então David Webb, por sua própria vontade, aderiu ao projeto Blackbriar a fim de "salvar vidas americanas" e defender o seu país.
O que houve de David Webb a Jason Bourne? Arrependimento pelas vidas sacrificadas? Ou mudança de perspectiva sobre o que é o discurso nacionalista dos EUA? O filme evidencia como o jogo pelo poder que é o motivador das ações da CIA. Políticos, jornalistas, famílias assassinadas. Ninguém que ameaçasse vidas americanas.
E repito a pergunta: quem é Jason Bourne? Agora, detentor de presente e passado, Bourne está carente de uma identidade. Esse é o caso de milhões de pessoas no mundo inteiro, que submetidas à dominação, exploração, miséria, não são reconhecidas na vida social padrão vendidas pelos mesmos filmes norte-americanas, no American Way of Life. O entrechoque dos interesses nacionais, em geral, costumam facilitar o nosso posicionamento na vida social, nos dão uma referência. "Sou brasileiro e odeio argentino", "sou americano e acho os muçulmanos seres inferiores".
Jason Bourne, quando David Webb, esteve imerso nisto. Quando Jason Bourne, sem história e referência, pode questionar isso. E qual será a síntese disto? Agora que superado David Webb, que seu ciclo de questionamentos como Jason o levou a superar a cegueira do estadunidense comum, e agora? Quem será Jason Bourne?

Nenhum comentário:

Postar um comentário