sexta-feira, 11 de março de 2011

Flávia Calé: "Juventude nas ruas, transformam sonhos em realidade!"


Flávia Calé, presidente da União Estadual dos Estudantes


O movimento social brasileiro deu, no último período, grande demonstração de unidade e compromisso com o rumo de mudanças que o Brasil viveu e poderá continuar vivendo. Foram os movimentos sociais (UNE, UBES, MST, Centrais Sindicais, dentre outras) e a discussão programática que apresentamos no segundo turno elementos decisivos para obtermos a vitória da primeira mulher presidenta da República. E será através de nós, que o sonho de se ter um Brasil sem analfabetos, com educação de qualidade para todos, com trabalho valorizado e salários dignos, com terra para os trabalhadores do campo e um país mais democrático será realizado.
A juventude organizada no movimento estudantil, nas ruas, em cada escola, universidade e sala de aula, será mais uma vez protagonista dessas conquistas. Temos uma ampla plataforma de reivindicações que perseguiremos nesse novo ciclo político que se abre no país. Tarefas inconclusas, que são fundamentais para que o potencial produtivo da juventude brasileira não seja desperdiçada, deverão sair do papel.
O Congresso Nacional aprovará o novo Plano Nacional de Educação. Esse plano regerá os rumos da educação pela próxima década, sendo assim, precisa conter muitos elementos que ficaram de fora na primeira versão apresentada pelo MEC. Está ausente uma proposta consistente de regulação da educação privada, as metas de expansão da educação pública pouco definidas e a sinalização para a ampliação dos investimentos em educação muito tímidas.
“Nas ruas de março eu fecho quarteirão, 10% do PIB pra educação”
Mês de março é tempo de disputar nas ruas o desfecho desse debate. A jornada de lutas desse ano tem como missão ganhar a sociedade pra incorporação de emendas que tornem o PNE um grande instrumento de mudanças na educação. Elegemos como centro a pauta do FINANCIAMENTO.
Queremos que a meta do PNE sinalize para investimento de 7% PIB imediatamente para a educação e implementação de 10% do PIB até 2014. Esse patamar de investimento é necessário para valorização do magistério, ampliação de escolas técnicas, implementação do tempo integral nas escolas, investimento nas universidades estaduais e ampliação das federais.
Reivindicaremos ainda a derrubada do veto presidencial ao Projeto da UNE e da UBES que destina 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação, proposta que também foi aprovada amplamente na Conferência de educação e que não entrou no PNE.
“Pa-paes eu quero estudar, é passe-livre e meia passagem pro estudante se formar”
No Rio de Janeiro, além da pauta nacional, temos o problema do transporte como pauta muito forte em nosso Estado. A UEE-RJ, UEES e AMES convocaremos no próximo dia 25 de fevereiro, numa grande Plenária unificada do movimento estudantil a jornada de lutas pela aprovação da Meia Passagem pros universitários e a volta do Passe-livre irrestrito pros secundaristas.
A Lei da Meia Passagem, após muita mobilização, foi apresentada pelo Prefeito Eduardo Paes à Câmara dos Vereadores e poderá ser aprovada ainda no mês de Março. No caso do Passe-livre, todo ano existe forte pressão dos empresários do transporte para restringi-lo ao máximo, sendo um embate constante.
Nossa jornada, portanto, começará já no mês de fevereiro com as Blitz na Câmara pela aprovação da Meia Passagem e se estenderão por todo o mês de março com atividades nas universidades em diversas cidades, culminando na grande passeata no dia 24!
Portanto os desafios são muitos e nossa disposição de trabalho e de luta devem ser ainda maiores. O movimento estudantil é responsável por dar o tom dos movimentos sociais para o próximo período, sacudindo as ruas do Brasil e abrindo caminho pra muita mobilização popular pelas mudanças. Afinal somente uma juventude combativa e consequente com a luta do nosso povo poderá TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE! Rumo à Vitória!

Manifesto do movimento "Transformar o Sonho em Realidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário