sexta-feira, 11 de março de 2011

"Se você trabalha com homens deve saber formá-los, só assim será possível utilizar seus recursos" - Uma homenagema a Akira Kurosawa e ao povo japonês



                                                  Neste dia de tragédia no Japão, uma homenagem ao
                                               grande cineasta Akira Kurosawa,  o que é ao mesmo
                                                              tempo, homenagear o povo japonês.



Por Allysson Lemos

Mesmo tendo assistido a apenas três filmes seus, me senti impelido a escrever sobre este gênio do cinema, que sempre em cenários de grande beleza nos traz de forma lírica o conhecimento de diversos episódios das tradições japonesas.
Dersu Urzala foi para mim um grande aprendizado, contrapondo nossa condição de homem ocidental na figura do general russo com a do homem da floresta chinês, nos pondo o exercício de desnaturalizar uma série de hábitos que para nós aparecem como necessidades primárias. Tudo isso numa narrativa diferenciada, sem grandes momentos de ação ou suspense, apenas nos apresentando as curiosidades de um metafórico encontro entre dois mundos.
 "Sonhos" , também de grande beleza, nos narra diversos contos, aparentemente desconexos, mas que têm o intuito de nos narrar diferentes episódios da história e cultura do Japão. Aparecem ali a estrutura hierárquica da sociedade japonesa , o medo da bomba atômica, a crítica à guerra e o grande dilema da modernização japonesa.  E, segundo à crítica, cada conto foi realmente um sonho de Kurosawa, que transformado em cinema, transformam-se numa dramatização da história japonesa.
Isso para não falar de "Ran", ou dos tradicionais filmes de samurai que universalizaram este ícone japonês. A seguir, um trecho de "Sonhos" :


Nenhum comentário:

Postar um comentário