quinta-feira, 10 de março de 2011

MTV: "Democrática", mas ainda um aparelho ideológico

Este artigo foi motivado por uma conversa com um amigo de minha turma na faculdade, Pedro Augusto (ou Jimmie, como é mais conhecido). Pondo toda nossa sabedoria de bar à prova, descobrimos aspectos interessantes sobre esta interessante emissora de televisão, a partir de comentários sobre a mais recente revelação do humor brasileiro, Marcelo Adnet.

Por Allysson Lemos

A MTV (Music Television), é uma emissora internacional que existe no Brasil desde início dos anos 90, cujo trabalho é desenvolvido centralmente em cima do tema "música". Com toda sua estética pensada de forma que melhor abarque a juventude, a MTV tem importante papel na formação deste setor social brasileiro.
E o faz da mesma forma como os outros meios de comunicação, canais e programas com esse intuito, que é a propaganda anti-política, a denúncia das falhas da democracia burguesa, tudo em tom de bom humor, obviamente. Talvez tenha até inaugurado este estilo. Assim, não se diferenciaria da grande mídia em geral, que trabalha na construção ideológica de valores alienantes no seio do povo, o afastando da política e lhe oferecendo cultura enlatada de modo que se consolide uma padronização na forma de pensar, agir, afastando o jovem de suas identidades. Exceto por uma razão. A grande criatividade e liberdade que é estiimulada entre seus "vj`s", que dão mais atualidade à interlocução da mídia com seu espectador.
Simplificando, a renovação de linguagem no humor brasileiro não é possível a partir da Rede Globo, que prefere insistir no modelão Zorra Total, há muito tempo falido. Essa renovação, em geral, é estimulada pela MTV, que conseguiu descobrir uma forma moderna de fazer humor, se utilizando do estímulo à crítica, aspecto fundamental para atender ao jovem que, na busca da consolidação de valores, o faz contestando aqueles já estabelecidos.
Assim o foi com "Hermes e Renato" com seu humor nonsense, uma crítica sem conteúdo a tudo que existe. Na mesma batida surgiu Marcos Mion, que apesar de ter tido seu grande ápice na Rede Bandeirantes, só teria espaço para desenvolver seu trabalho na MTV. Hoje, já em declínio, este estilo dá lugar a um humor pretensamente politizado, como é o caso do "Furo MTV", e que veio influenciar o surgimento de programas no mesmo estilo em outros canais, como é o caso do badalado "CQC" da Bandeirantes.
E agora, a MTV é responsável por essa grande revelação da televisão, Marcelo Adnet. Sujeito de vasta cultura, gênio do improviso e da imitação, Adnet consegue ir além de todos os clichês e produzir piadas inesperadas, arte crítica, fugindo inclusive a esse humor "pretensamente politizado e realmente despolitizado". Ou seja, Marcelo Adnet é a prova de que a MTV é sim uma emissora que da grande mídia, cumpre seu papel alienante, mas que também contrai todas as contradições da democracia burguesa. A seguir, um vídeo do rapaz falando do humor tupiniquim, o que mostra que suas ambições não são pequenas, nem o seu potencial de criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário