quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bens Culturais x Bens Comerciais

O sociólogo francês Pierre Bourdieu dá sentido a essas duas noções, que sem o devido aprofundamento poderiam parecer tratar de mero preconceito ou estranhamento ao diferente, diverso. Para ele, a construção simbólica do que é bom, apreciável, "de qualidade" na arte se dá na esfera do "campo". Ou seja, as referências consolidadas se fazem na competição interior a um campo, e através dela ganham autoridade frente a seus pares.
Assim, esse campo constrói uma esfera de significados e valores que lhe é própria. Dessa forma, no campo da música, por exemplo, para ter status de "música boa", o artista deve atender às exigências do campo, trabalhar sua arte e forma que corresponda às expectativas e à capacidade de compreensão de seus ouvintes.
No entanto, ainda assim Bourdieu explica como existem os bens culturais e os bens comerciais. Os bens culturais são aqueles que a partir do campo conseguem agregar valor ao campo, ou seja, consegue extrapolar o que há de estabelecido e inaugurar novos elementos e tendências, tendo maior longevidade, portanto. Os comerciais são aqueles que trabalham nas demarcações do campo, ou seja, são reprodução daquilo que já foi feito, não vão além do que o campo já tem agregado de valor simbólico.
A inspiração deste artigo veio ao assistir a apresentação a seguir de Michael Jackson e Britney Spears. A música é "The Way You Make Me Feel", do próprio Michael Jackson. Assistino criticamente ao vídeo, percebe-se o abismo que há entre os dois artistas. Michael Jackson, conhecido como o rei do Pop, é sem dúvida uma das grandes referências da música internacional e, depois dos Beatles, talvez seja o artista mais influente da música ocidental no século XX. Suas coreografias inéditas abriram espaço para uma nova tradição na música Pop, seus clipes, verdadeiras obras de arte, inauguraram uma nova relação da música com a imagem. Tudo isso sem falar nos grandes Hits que marcaram época.
Cantando ao lado de Britney Spears, uma de suas filhas musicalmente falando, tendo em vista o que foi dito acima, Michael Jackson evidencia a própria fragilidade da artista. Conhecida por seus Playbacks, Britney tem sua trajetória marcada, assim como tantas outras, por explorar a imagem da mulher auto-suficiente, sexualmente resolvida e bonita. Um mero produto de mercado pensado para um público determinado. Ou seja, uma super-exploração daquela relação entre música e imagem iniciada por Michael, porém sem nada agregar em termos musicais e/ou simbólicos. Segue o vídeo:
  

Um comentário:

  1. Faltou citar, mas o livro em que Bourdieu desenvolve estes conceitos é "A Produção da Crença"

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