sábado, 30 de abril de 2011

Long John e o Casamento Real

Recebi hoje um email de nosso amigo pirata multimídia Long John Silver. Aportando na velha ilha essa semana, o simpático cozinheiro dos sete mares ficou impressionado com todo o espetáculo em torno do casamento do príncipe. É verdade que, em seus longos séculos de maresia o pirata já viu a cena se repetir algumas vezes, mas até por isso o espanto em ver como as coisas se mantém. Segue o email:



Caro Allysson,

Os acontecimentos dessa semana me espantaram muito. Há séculos sou perseguido pela família real, que persiste em caçar meus tesouros através do poder militar que o Estado lhe garante. Quando os homens da prata, hoje seus inimigos, se rebelaram e puseram o Rei da França na guilhotina, eu achei que as coisas iam melhorar. Mas parece que na velha ilha as coisas tardam a mudar, tanto que até eu resolvi dar as caras por lá.
Isto não me foi tanta novidade, pois apesar da distância eu já tinha informações de que as coisas estavam neste pé. Apesar do mundo ter virado de ponta a cabeça, alguns reis conseguiram se adaptar às novas condições e se mantiveram nesta mamata. É certo que este tal Príncipe Willian não pode mais me perseguir como fizeram outros coroados, quem manda agora são os homens da prata. Mas parece que eles ainda têm aquela pompa de gente de sangue superior, e continuam vivendo dos espólios dos inimigos. Só não precisam mais botar a mão no canhão, esse papel o pessoal da prata faz sem muito pudor.
Os trabalhadores ingleses por sua vez parecem não se incomodar muito com isso. Ao contrário, todos se espelham nesta mesquinharia, alimentam o sonho de poder virar nobre, sabendo que desta vez a realeza resolveu ser modernosa e se misturar com a plebe.
Isto me pareceu triste. Da última vez que estive aqui - é verdade que faz algum tempo - a imagem da coroa ou dos homens da prata era o suficiente para criar raiva nos trabalhadores. Antes brigavam para juntos acharem uma saída. Agora, vivendo dos espólios dos trabalhadores de outras ilhas, pareceram mais simpáticos à realeza. Encontrei o nosso amigo V por lá, mas ele estava de bobeira, só armando.
Realmente, as coisas demorarão a andar na Velha Ilha.

Long John Silver

Nenhum comentário:

Postar um comentário