domingo, 25 de setembro de 2011

Rock in Rio IV: Sinal de Decadência do Rock



Por Allysson Lemos

Esta constatação não se trata de uma opinião conservadora ou saudosista em relação a outros momentos deste estilo musical. Ela se baseia numa simples verificação. Quais das grandes atrações que correspondem ao rock (todas as edições do evento tiveram e tem atrações de outros ramos da música) tiveram seu primeiro álbum gravado já no século XXI? Quais destas atrações são uma novidade no Rock in Rio?
Ontem, assistindo ao belo show do Red Hot Chili Peppers, me pus a essa reflexão. A banda californiana, que fora já em 2001 uma das principais atrações ao lado de bandas similares que tiveram o auge do sucesso nos anos 90, como Foo Fighters e Guns and Roses, ontem era novamente a atração principal da noite, frente a bandas mais recentes, como a nacional NX Zero.
As atrações do metal no dia de hoje também estão longe de ser uma novidade. Slipknot e principalmente o Mettalica estão na estrada há bastante tempo. Coldplay, System of a Down, nenhuma novidade. Para completar a lista, o já citado Guns and Roses, mesmo depois de ter toda a sua formação mudada, depois de ser ridicularizado pela crítica musical há muito tempo, ainda é esperado com ansiedade pelos fãs.
Tudo isso pode ser explicado de duas formas. Ou o festival não atrai tanto as grandes bandas da atualidade como o fora antes em sua terceira edição ou mesmo como fora na primeira, com a presença de Queen, AC/DC, WhiteSnake e tantos outros expoentes daquela geração, ou a situação se deve a uma falta de renovação do rock ou mesmo a perda de espaço na mídia.
A segunda opção parece mais evidente para mim. Afinal, a parte "Pop" do evento continua bem representada pelos grandes nomes da música recente. Rihana, Kate Perry, Shakira já se apresentaram ou se apresentarão ainda. O que realmente parece estar faltando são novidades no cenário do Rock`n Roll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário