domingo, 28 de outubro de 2012

E o baile chegou ao fim...

Em tempo de comentar os resultados destas eleições municipais de 2012, o velho marujo deixa esta carta em meu e-mail, e, como é de hábito, não vou lhes privar das atrativas palavras de Long John.

" 'Companheiro' Allysson,

Essa época de bailes é terrível para sofrermos de muitas emoções, às vezes uma contrária a outra. Eu já havia lhe falado que muita coisa pode acontecer quando o que está em jogo é a disputa pela companhia de uma bela mulher. Senhores a pavonear, piratas a conspirar, todos querendo provar seu valor. É certo que cada beldade irá dar valor a coisas diferentes, e nós piratas geralmente iremos atrair as melhores, aventureiras, é verdade!
Com esse baile chegando ao fim, muitos acontecimentos ficaram marcados. Alguns piratas descobertos tiveram que abrir fogo contra os inimigos, e muitas balas de canhão foram dar em água. A fuga nunca foi o nosso forte, sempre vamos melhor quando atacamos de surpresa. Por outro lado, alguns senhores tropeçaram, erraram os passos. Um deles merece destaque, anda caindo muito, já está senil mas não perde o hábito dos áureos tempos de disputar a atenção das moças da corte.
Os bailes brasileiros são diferentes. Os mais nobres senhores querem ser chamados de "Zé", querem ser amigos dos Zés, ainda que por pura pavonisse. Pavonear com nome de zé vem sendo muito importante nos bailes tupiniquins de uns dez anos pra cá. No entanto este pareceu ser o fim para o nosso amado Lorde Zé, que após seguidos tombos deve desistir dos galanteios e juntar suas ovelhas que restaram, torcendo para que venham crias. Ao menos esperamos que assim seja, que guarde sua moto-Serra e contente-se com as árvores que já derrubou, ou esperanças.
Ah, e por falar nisso, como eu gostaria de perguntar ao poeta do convés, um que costuma dizer que não existe amor em SP, se teria coisas novas a dizer sobre este baile! Hohoho.
Por fim, digo-lhe que sigo em frente, marujo. Não se pode abater pela calmaria, nem se contentar com o que já se tem. Sigo a bordo do Hispaniola, todavia sem saber quanto tempo mais esse casco velho é capaz de aguentar. Mas navio é navio, o que importa é que a maré está a favor. Rumo ao tesouro!

John Silver"

Nenhum comentário:

Postar um comentário